Realizada Com Sucesso a VII Conferência Municipal da Assistêncial Social de Parambu

confe 33O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Parambu realizaram nessa quinta feira, 13 de Julho, a VII Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema central: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” com o fim de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento.

As Conferências de Assistência Social são de fundamental importância para o exercício do controle social da política de assistência social como campo de direitos não contributivos e universalizadores da proteção social e por trazer uma oportunidade efetiva de superação do hiato entre o valor democrático e republicano da participação popular e o controle social representativo formal.

Durante a conferência foram eleitos 02 delegados e seus respectivos suplentes que representarão o município de Parambu na XII Conferência Estadual, em Fortaleza, garantindo a paridade entre organizações governamentais e não governamentais e o cumprimento das normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS - CE).

Estiveram presentes ao evento, várias autoridades do município: Chefe de Gabinete, Sr. Robson Mateus Noronha (representou o Prefeito Filho Noronha), Secretária Adjunta do Trabalho e Assistência Social, Sra. Nilda Noronha, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Parambu, Sra. Vavá Loiola, Técnica da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Assistente Social e Ex presidente do Conselho Estadual de Assistencia Social, Sra. Roseli Ferreira da Silva e Vereadores, Neto Noronha e Fátima Feitosa. Além de muitas autoridades governamentais e não governamentais, lideranças comunitárias, Conselho Tutelar, representantes de outras Secretarias Municipais e todos que fazem a Assistência Social do Município.

A Política Nacional de Assistência Social está organizada em dois níveis de proteção: Proteção Social Básica (executadas nos CRAS) e Proteção Social Especial (executada no CREAS). Por meio desses dois níveis de proteção, a assistência social visa oferecer um conjunto de programas, projetos, serviços e benefícios de prevenção, proteção e enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social e de promoção e defesa de direitos, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

Em Parambu, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social conta com 05 equipamentos que ofertam esses serviços: a Sede da Secretaria, onde funcionam a Gestão do SUAS, Vigilância Socioassistencial, Sala dos Conselhos, Cadastro Único e Defesa Civil; os Centros de Referencia de Assistência Social CRAS I e II, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e o Polo de Convivência Social Maria Olisa Bezerra.

Todos esses equipamentos realizam diariamente uma série de programas sociais, que beneficiam centenas de pessoas de todo o municípiio.

Segundo a Secretária Nilda Noronha, a VII Conferência da Assistência Social foi um sucesso, superando todas as expectativas.

Texto e Fotos - Serafim Santos e SMAS